terça-feira, 30 de outubro de 2012

Comemoração e Reflexão

         Nesses dias passados estivemos comemorando o Dia da Criança (12), o Dia do Professor (15) e o Dia do Funcionário Público (28). Três dos quatro elementos que compõem a comunidade escolar. Mesmo que todos nós saibamos que cada dia do ano é especial e deve ser comemorado, independente da função que cada um exerce, este mês, indiscutivelmente, é da ESCOLA, é NOSSO!!!!! 

PARABÉNS A TODOS!!!

      Somos merecedores das mais belas mensagens. Mas, talvez, belas mensagens não sejam suficientes para reconhecer e valorizar a grandeza de nossa missão... 
        Muito temos, muito buscamos, desconstruímos, reconstruímos e ainda assim não nos saciamos... Esse é nosso diferencial (ou, pelo menos, deveria ser). Pois é, mesmo em datas especiais, para um professor sempre é tempo para refletir... Por isso, peço que assista o vídeo abaixo.  Vídeo com mais de 2 milhões de acessos, que impressiona pela consciência política, social e cultural precoce da adolescente canadense Severn.
                   


        E agora, pense comigo... Como professores, o que desejamos para nossos alunos, o que fazemos e pretendemos fazer por e para eles???  E mais... O que será que eles esperam e querem de nós??? Será nosso desejo que eles sejam apenas consumidores até mesmo de conhecimento, ou cidadãos conscientes e atuantes que lutem pelo bem comum? Não, não temos dúvida de que tipo de adultos queremos que nossos alunos se tornem, porém o que falamos, pedimos, exigimos condiz com o que fazemos, com o que praticamos? Damos o exemplo para que nossas crianças, adolescentes e jovens possam nos ter como referência para um futuro não tão distante? 
      Não quero respostas para isso, quero sim compartilhar minha inquietação, para estar constantemente discutindo e aprimorando ações que nos aproximem de uma verdadeira educação cidadã.  

4 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Suélen!
Parabéns pelo teu texto autoral e instigante. Dois ingredintes para o bom uso do blog. Divido contigo essa inquiestação . Penso que a escola no geral, ainda precisa mudar muito na questão metodológica e até mesmo ideológica, pois isso vem antes da metodologia. Nós, educadores, estamos em primeiro lugar, atuando conforme a nossa ideologia. Queremos cidadãos que se adaptem ao mundo que aí está ou que se inqueitem com ele e provoquem mudanças? Temos que ser coerentes em nossa metodologia. Se for centrada no professor, não favorecemos a segunda opção.
Meu grande abraço!

Claudete Pellizzari disse...

Me parece que a relação professor aluno é bastante conflituosa e não sei se tem como deixar de ser . O próprio papel do professor, seu fazer de cada dia está em constante construção.E o modelo de aluno também muda constantemente.
Então vamos lá enfrentar tudo isso c om mais cartas na manga.
Claudete P

Suélen Tedesco Cappellaro disse...

Profe Marli! Realmente, vejo que o professor deve ser um mediador na aprendizagem de seus educandos, mostrando-lhes possibilidades para desenvolverem ao máximo suas capacidades, para criarem, para terem suas próprias ideias, opiniões e posições, o que permite que se tornem pessoas que busquem mudar e melhorar o espaço em que vivem.
Nós, educadores, desejamos ser sempre verdadeiros mediadores,e temos muitos exemplos e relatos disso. Mas pouco nos permitimos desenvolver nossas capacidades, expor nossas ideias e posições. Com isso, deixamos de compartilhar com nossos educandos o que gostaríamos que eles fizessem.
Obrigada pelo teu exemplo!

Suélen Tedesco Cappellaro disse...

Profe Claudete! Como seres humanos, educadores e/ou educandos, estamos em constante construção, reconstrução e transformação, por isso precisamos estar refletindo sempre e atualizando nossos recursos para acompanharmos esse processo.
Obrigada pela tua contribuição nessa discussão! Um forte abraço.