sexta-feira, 25 de julho de 2014

Módulo 1 - Atividade 2


Reflexão a cerca de leituras básicas e complementares do Guia do Cursista:

         É possível perceber, ao fazer as leituras indicadas e relacionando-as com a realidade educacional, que as escolas ainda estão trabalhando com as TICs de forma simplificada, apenas para busca de informações, tomando os alunos como agentes passivos, repetindo metodologias ultrapassadas. Mas há uma desacomodação por parte de diversos professores que vem favorecendo o uso das tecnologias possibilitando mudanças no contexto escolar. Para que isso aconteça o professor tem o desafio de apropriar-se desse novo jeito de ler, entender e ter acesso a muitas informações, reconstruindo a prática pedagógica e que se compreenda o processo de aprender a aprender ao longo da vida. 
      O trabalho da escola com a não linearidade, que oportuniza ao aluno percorrer vários caminhos não previsíveis e esta rede de informações diversas fazendo como que cada um construa suas relações muito particulares, ao interagir-se com o meio e com o outro estabelecem a concepção de ensino aprendizagem com as tecnologias educacionais. “Daí a importância das interações e das situações que promovam reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.” Processo para a compreensão do aprender a aprender. 
        As tecnologias oportunizam a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo e compartilhá-lo.      
       Saber utilizar as tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do dia a dia, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto faz com que elas assumam função imprescindível na vida de cada um. 
      Na escola precisamos ver a contribuição das tecnologias pela sua potencialidade para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar. Com isso, o professor poderá organizar situações para o aluno identificar, discutir, articular pontos de vista diversos e caminhos para a solução de problemas, incentivando-o a buscar fontes de informação relevantes e favorecendo-o a elaborar conteúdos que lhe propiciem uma aprendizagem significativa. 

Um comentário:

Marli Fiorentin disse...

Ótima análise. Tenho certeza que você fará a diferença e aplicará na tua prática o uso das tecnologias para produção do conhecimento. Abraço!