Nesses dias passados estivemos comemorando o Dia da Criança (12), o Dia do Professor (15) e o Dia do Funcionário Público (28). Três dos quatro elementos que compõem a comunidade escolar. Mesmo que todos nós saibamos que cada dia do ano é especial e deve ser comemorado, independente da função que cada um exerce, este mês, indiscutivelmente, é da ESCOLA, é NOSSO!!!!!
Somos merecedores das mais belas mensagens. Mas, talvez, belas mensagens não sejam suficientes para reconhecer e valorizar a grandeza de nossa missão...
Muito temos, muito buscamos, desconstruímos, reconstruímos e ainda assim não nos saciamos... Esse é nosso diferencial (ou, pelo menos, deveria ser). Pois é, mesmo em datas especiais, para um professor sempre é tempo para refletir... Por isso, peço que assista o vídeo abaixo. Vídeo com mais de 2 milhões de acessos, que impressiona pela consciência política, social e cultural precoce da adolescente canadense Severn.
E agora, pense comigo... Como professores, o que desejamos para nossos alunos, o que fazemos e pretendemos fazer por e para eles??? E mais... O que será que eles esperam e querem de nós??? Será nosso desejo que eles sejam apenas consumidores até mesmo de conhecimento, ou cidadãos conscientes e atuantes que lutem pelo bem comum? Não, não temos dúvida de que tipo de adultos queremos que nossos alunos se tornem, porém o que falamos, pedimos, exigimos condiz com o que fazemos, com o que praticamos? Damos o exemplo para que nossas crianças, adolescentes e jovens possam nos ter como referência para um futuro não tão distante?
Não quero respostas para isso, quero sim compartilhar minha inquietação, para estar constantemente discutindo e aprimorando ações que nos aproximem de uma verdadeira educação cidadã.